Mini-guide to Lisbon (part I)

6.8.16 Sincerely Ronnie 0 Comments


Decidi finalmente começar a postar sobre as minhas viagens! Acho que foi toda essa vibe do Bloggers Out and About que me motivou a fazer isso. No meu antigo blog eu cheguei a falar dessa viagem pra Portugal, mas parou por aí. Aqui no Sincerely, Ronnie pretendo contar tudo! Não que eu seja a pessoa mais viajada do mundo (nem de perto! haha), mas toda experiência é válida de ser compartilhada. E, fala sério: conversar sobre viagem é a melhor coisa, né? ♥

Em 2009 eu fiz minha primeira viagem internacional sozinha. Bem, não completamente sozinha, mas com um grupo da International Schools. Fui pra Inglaterra fazer um curso de inglês (spoiler dos próximos posts), mas antes demos uma parada rápida em Lisboa. Dois dias pra ser mais exata. Foi meio corrido, mas deu pra conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Dividi o meu roteiro em dois posts (um pra cada dia), pra ficar bem completinho e não ficar gigante!


(Peço desculpas pela qualidade das fotos que eu tirei muito despretensiosamente com a minha câmera compacta, viu? Aos 16 anos eu nem precisava me preocupar em tirar muitas fotos, até porque tinha limite no álbum do Orkut. Pois é, ninguém usava Facebook ainda e o Instagram nem existia... Tô velha! HAHAH)

O bonde elétrico 28, o clássico lisboeta, percorre os principais bairros históricos da cidade.
Dia 1º de janeiro de 2009 eu saí daqui do Rio num voo noturno da TAP com destino ao "velho continente". O voo direto durou aproximadamente 9 horas e chegamos no Aeroporto da Portela pela manhã. Era inverno na Europa, mas em Portugal até que tava mais tranquilo, por volta de uns 13 - 16°C, haha. Fomos pro hotel deixar as malas e depois um ônibus fretado levou a gente pra fazer os passeios. 

A primeira parada foi na Praça Dom Pedro IV (mais conhecida como Rossio), na Baixa Pombalina de Lisboa. Dali, andamos na Rua Augusta, que liga a praça Rossio à Praça do Comércio. É uma rua fechada para os carros e é super movimentada, com uma enorme variedade de lojas e restaurantes - onde eu aproveitei pra tomar meu último Guaraná por um mês, haha! Ali fica o famoso Arco Triunfal da Rua Augusta, ó:

A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, é há séculos o local que abriga os governantes do país. É uma praça enorme que fica à beira do Rio Tejo, onde antigamente desembarcavam reis e chefes de Estado que chegavam para visitar Portugal. Hoje o espaço é palco de diversos eventos culturais de Lisboa.
O Arco Triunfal, visto da Praça do Comércio.
A estátua de D. José I, no centro do Terreiro do Paço.

Depois de passear por ali e tirar algumas fotos, voltamos pro ônibus pra dar uma volta pelo Bairro Alto. Fomos na famosa Sé de Lisboa e eu não tenho nenhuma foto boa pra contar história, porque não podia usar flash então saiu tudo tremido, hahaha! De lá fomos a pé pro Miradouro de Santa Luzia, que tem uma vista linda do rio Tejo e do bairro da Alfama, um dos mais típicos da cidade.


O bairro da Alfama, visto do Miradouro.
O Chafariz d'El Rei
Pegamos o ônibus novamente, que dessa vez nos levou para o Castelo de São Jorge, de onde se tem a melhor vista da cidade, masss... Chegamos faltando meia hora pra fechar, então não pudemos entrar, acredita? Maior azar. Daí voltamos pro hotel pra comer alguma coisinha, tomar banho e dar uma descansada. 

À noite fomos no Centro Colombo pra jantar e fazer umas comprinhas. O shopping é enorme, então mal consegui ver tudo! Confesso que pirei na loja da Disney, mas não tirei foto de nada, só consegui ficar maravilhada com tudo, HAHA! Andamos um bocado e voltamos pro hotel pra dormir, porque tínhamos que levantar cedo no dia seguinte. 

Minha primeira impressão foi de que Lisboa é um pouquinho do centro do Rio de Janeiro com as pedras portuguesas e prédios antigos, combinado com as ladeiras de Minas Gerais. A arquitetura é realmente muito bonita, mas tem muita coisa mal conservada, assim como tem no nosso país... Muitos dos meus amigos que estão fazendo intercâmbio vão pra Portugal pra meio que "matar as saudades" do Brasil, haha! A proximidade cultural e o fato de falarem a mesma língua (com um sotaque ótimo), contribuem pra isso. Mesmo assim, é bem diferente. 

Mas bem, por enquanto é só! Na semana que vem tem a segunda parte do roteiro ;)

Um beijo!





P.S.: Me acompanhe nas redes sociais! Facebook * Instagram * Twitter * Bloglovin'

0 comentários:

What do you have to say about this post? :)