On Being Single

13.6.16 Sincerely Ronnie 5 Comments


Ontem foi Dia dos Namorados. Pra quem tá namorando, provavelmente foi dia de sair pra jantar, trocar presentes e ficar agarradinho no sofá ou algo assim. Pros solteiros, bem... Foi um dia normal, eu acho. A não ser que tenham preferido curtir fossa e se entupir de chocolate/ sorvete enquanto assistiam filmes românticos com expectativas totalmente irreais sobre relacionamentos. Bom, pelo menos essa era minha ideia de como eu deveria passar o Dia dos Namorados estando solteira há anos atrás, hahaha!

Em determinada fase da minha adolescência, principalmente quando meus amigos e amigas começaram a namorar, eu achava que estar solteira era a pior coisa do mundo e que eu ia ser forever alone. Estar sozinha era terrível, porque eu precisava de alguém pra ser completamente feliz. Olha que ideia mais torta...

A verdade é que eu sempre fui muito romântica. Eu sempre gostei de assistir filmes de comédia romântica e ler livros de romance com aquelas histórias que me faziam chorar de tão lindas, de tão incríveis, tão perfeitas. Television sells, you know. Mas na vida real a coisa era bem diferente...

Minha vida amorosa parecia uma novela mexicana, cheia de altos e baixos, situações esdrúxulas e um timing horroroso. Nada parecia dar certo e eu não entendia o que eu poderia ter feito pra merecer aquilo - eu só queria um namorado, hahaha! Mas, bem, não vou entrar em detalhes aqui sobre os meus fracassos amorosos. Fica pra próxima, tá? Hahah

Eu só comemorei o Dia dos Namorados duas vezes, com a mesma pessoa. Foi meu único namoro sério. Na época eu achei o máximo ter que escolher um presente e resolver o que a gente ia fazer numa data especial e tudo mais. Hoje eu acho ótimo não ter que gastar dinheiro e ainda acho um saco ter que enfrentar tudo que é restaurante e cinema cheio HAHAH

Enfim. Depois de um tempo, meu namoro começou a não dar certo e, antes que virasse um tormento, eu decidi terminar. Já estou solteira há quase dois anos e, francamente, não dou a mínima pra isso. As pessoas cobram. Seus amigos que estão namorando, aquela sua tia que sempre pergunta... Às vezes até eu mesma me cobro! "Poxa, será que eu não deveria estar aproveitando todo esse tempo com alguém?"

Mas aí eu lembro o quanto eu também gosto de estar sozinha. Depois que eu terminei meu namoro, eu já não vejo mais a 'solteirice' como uma coisa ruim - pelo contrário: eu não quero gastar esse tempo só meu com alguém por pura pressão dos outros ou pra ter um status no Facebook, sabe? Já não existe aquele medo irracional de ficar sozinha e de estar sempre procurando alguém.

Aliás, foi nesse tempo sozinha que eu aprendi a importância de gostar da minha própria companhia e de me divertir sozinha - por mais que isso soe muito patético. Aprendi que não tem nada de errado em ir no cinema ou sair pra jantar desacompanhada, mesmo que os olhares alheios te digam o contrário. Que pode ser muito bom sim tomar um café, ir à uma exposição, sair pra caminhar sozinha e aproveitar esse tempo pra me conhecer melhor e pensar na vida, no que eu tenho pra fazer. Esse tempo pra mim mesma é indispensável.

Nesse meio tempo, descobri (ou pude aproveitar novamente) algumas vantagens de ser solteira... A mais importante delas é poder aproveitar o tempo do jeito que eu quiser. É maravilhoso poder fazer qualquer coisa, sem ter que considerar vontades e gostos alheios (que sempre contam na hora de escolher o que fazer no fim de semana, o que comer, que filme assistir...) e muito menos sem ter que dar qualquer tipo de satisfação. Voltei a ter mais tempo pra mim mesma e pras coisas que eu gosto de fazer - inclusive blogar.

Também voltei a economizar muuuito dinheiro, haha! Antes eu gastava saindo sempre e também em jantares, presentes. Hoje ou eu guardo ou gasto comigo mesma. Ah, também sobra mais tempo e dinheiro pra sair com os amigos. Isso é outra coisa: de um jeito ou de outro, seus amigos solteiros te veem com outros olhos. E os que namoram, já nem me chamam pra sair mais, porque ao invés de double date, você vai ficar lá de third wheel. Mas, né? Pelo menos você sai com quem você quiser, sem ter que aguentar crises de ciúme.

Tem menos cobrança, menos responsabilidades, compromisso com pessoas que você nem conhece direito... Menos drama, em geral. E mais possibilidades!

Mas, olha, não me entendam mal. Eu não sou daquelas pessoas chatas que se vangloria por estar solteira e que tem aversão aos casais - de jeito nenhum! O amor é lindo, gente. É ótimo ter alguém sempre ali pra você, alguém pra dormir de conchinha e compartilhar momentos inesquecíveis e tudo mais. Mas eu acho que tudo tem seu tempo. 

A ideia desse post é só compartilhar o que eu aprendi: que não tem situação melhor ou pior, ambas tem vantagens e desvantagens. E que, enquanto a gente não encontra alguém que vale a pena e se apaixona de verdade, não adianta ficar se lamentando, porque não vai mudar nada. Might as well enjoy it while you can!

E você, como passou o Dia dos Namorados?

Beijo!





P.S.: Me acompanhe nas redes sociais! Facebook * Instagram * Twitter * Bloglovin'

5 comentários:

  1. Contei como foi meu dia dos namorados lá no blog e olha, por mais que eu esteja namorando a tanto tempo, concordo plenamente com tudo que você falou, afinal, antes de amar os outros a gente tem que se amar, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Wan! A little self-love goes a long way ♥

      Excluir
  2. Vê, eu tô tão feliz em ler um post assim mais pessoal por aqui. Sinto que me aproximei mais de você <3 E cê tá certíssima, as vezes e sinto falta de ficar um pouco sozinha, mas como você falou, cada situação tem as suas vantagens.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww, fico feliz, Ceci! Também tô gostando de compartilhar esses posts mais pessoais aqui no blog, vou fazer mais vezes :)
      E sim, cada um com suas vantagens - é só saber aproveitar!
      Beijos

      Excluir
  3. Fantástico :) "aprendi a importância de gostar da minha própria companhia e de me divertir sozinha - por mais que isso soe patético."

    Não é patético, isso é se conhecer :)

    Bjo

    Jon

    ResponderExcluir

What do you have to say about this post? :)